quarta-feira, 13 de junho de 2012

Encontro de Juventude e Educação para a Sustentabilidade Socioambiental





Olá! Estou no Rio de Janeiro, participando do Encontro de Juventude e Educação para a Sustentabilidade Socioambiental, evento que faz parte da programação da Rio Mais 20 e Cúpula dos Povos. Esse encontro é organizado pelo Ministério da Educação (MEC) e reúne representantes da juventude de todo o Brasil, que vieram conversar sobre suas experiências em educação e sustentabilidade.


A abertura do encontro, começou com a documentário Amazônia Desconhecida, que tratou dos impactos que a Floresta Amazônica vem sofrendo, os conflitos com o Movimento dos Sem Terra (MST), que fazem ocupações em áreas inadequadas, e com os fazendeiros que derrubam vários hectares de mata nativa pra criação de gado. Por isso o Brasil é o maior exportador de carne do mundo, e a maioria dessa criação de gado fica  na Amazônia e estados vizinhos. 


O video retrata também como os garimpeiros degradam a floresta, na busca por minério, pois é na Amazônia que fica também grande parte do ferro que exportado do Brasil. Também foi mostrado como os índios Yanomani tem sido impactados com a chegada da civilização que destrói a natureza, e como eles tem lutado para manter sua cultura e seus costumes. 


Após o documentário, foi iniciado um debate. A mesa foi composta por Renata Ceribelli, jornalista da Rede Globo; o assessor do ministro da educação, e o diretor do documentário, Eduardo Rajabally. O debate ficou bem fechado, o publico de jovens presente só pôde fazer perguntas, por meio de cartões que eram encaminhados até a mesa. Os ocupantes da mesa quase sempre fugiam do tema que eram questionados, até que houve a intervenção de Mariana Santana, uma jovem baiana, que atualmente mora no Rio de Janeiro. Ela questionou que o debate deveria ser aberto para os participantes, e que os jovens não queriam só ouvir, e sim, argumentar e opinar. 


“ Temos que nos ater ao real objetivo da educação ambiental, e do que é sustentabilidade, nossos direitos quanto aos nossos representantes não são só na hora do voto, é em todo momento que não se sentirmos contemplado pelos nosso direitos” disse Mariana emocionada. Alguns jovens disseram que essa intervenção feita pela Mariana, é normal nos encontros jovens, já que na maioria destes debates não se abre mesmo pro debate com o público jovem. 


Vale ressaltar que o encontro que estou participando é voltado para a juventude mas, no entanto, nenhum representante jovem foi convocado para compor a mesa de debates!

Fica a pergunta, será que esses encontros, são para dialogar com a sociedade mesmo, será que a democracia é exercida nesses debates ? 


Por: Daniel Sena  







4 comentários:

  1. É, Dan... tire suas próprias conclusões. Quê que você acha? Vivemos mesmo num sistema democrático? Acho que não. Vivemos numa pseudo-democracia, onde as cartas são marcadas e só se ouve a voz da conveniência...

    ResponderExcluir
  2. Pelo próprio texto, vemos que não é tão democrática assim, mais vale apena saber a opinião dos meus colegas. E temos tudo pra mudar essa realidade, basta só nos unirmos.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela matéria, estou no Rio também cobrindo o evento, sou da Viração, Cara me dá seu face ou seu contato para que possamos de alguma forma públicar seu texto na agência jovem de noticia, vai o link do site aí.....
    www.agenciajovem.org
    Valeuu

    ResponderExcluir
  4. https://www.facebook.com/daniel.sena.7

    Ai meu Face...

    ResponderExcluir